Os antepassados do futuro

Ilustração de Artur Sadlos

Talvez não estejamos conscientes disso, mas futuro é criado todos os dias. 


Cada decisão, cada ação que tomamos é uma peça na construção do que está por vir. E a soma total das nossas ações é que vai dar forma ao amanhã.


Como o presente tem um apelo irresistível para nós, seres finitos que têm uma vida tão breve, temos uma enorme dificuldade em relacionar as nossas decisões e ações no presente com seus efeitos a longo prazo. É quase impossível se sentir responsável por uma realidade que vai emergir muito à frente no tempo, décadas ou mesmo séculos distantes no nosso agora.


O futuro acaba se transformando num objeto de curiosidade e entretenimento, que é descrito em reportagens de sites e blogs, documentários da Netflix, roteiros de filmes, séries e livros de ficção científica e tema de palestras em eventos de inovação. Interessante e muitas vezes perturbador, mas difícil de empatizar quando se tem contas para pagar chegando todo mês.


A verdade é que esse tal futuro é um lugar vai ser habitado pelos nossos filhos, nossos netos e seus descendentes. Um lugar que não está sendo criado apenas por líderes visionários, mas por cada um de nós, cidadãos do presente – quer que estejamos prestando atenção ou não.


Pela primeira vez na história temos as ferramentas para visualizar o que está por vir e os instrumentos para transformar essas visões em realidades desejáveis. O que vamos fazer com todo esse poder está em nossas mãos.


Por isso, ao decidir quais as ações que iremos tomar agora, talvez seja a hora de olhar mais longe pensar quais são as consequências sobre as gerações que vão nos seguir. E lembrar que, um dia, elas vão olhar para trás e nos julgar pelo legado que deixamos.


Será que seremos vistos como bons antepassados?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anywhere Office: o futuro da colaboração

Adeus Gordon Moore, inventor de futuros.

Porque os caminhões de entrega da UPS nunca viram à esquerda. E o que isso tem a ver com o seu futuro.